Provavelmente a minha maior decepção cinematográfica desse ano até agora. O filme poderia ser bom, e estava muito animada para assistir, e se ele pelo soubesse para onde ir poderia ter alguma salvação
É de conhecimento comum que para produzir uma obra é necessário conhecer e estudar muito sobre o tema e a forma que vai ser usada. Não para copiar e repetir o feito de coisas que já foram feitas anteriormente, mas sim para entender e dominar as técnicas e métodos que serão usados.
Roly Santos, diretor de Águas Selvagens, aparenta ter parado só na parte de ver outros filmes antes, e não a que deveria ter estudado elas. Apesar de ser sua estreia em um longa de ficção, ele já havia trabalhado na direção antes, então não podemos considerar isso como um total erro de principiante.
Mas como a culpa nunca pode ser só de uma pessoa, é importante destacar que provavelmente o longa já estaria fadado desde o começo, já que o roteiro de Oscar Tabernise aparenta ter sido escrito e reescrito durante as filmagens, ou até depois que elas se encerraram. Essa também é sua estreia em um filme de ficção.

Então quando unimos esses dois fatores é possível entender o que aconteceu nesse filme. Com um roteiro e direção perdidos, a história parece mudar de foco e abordagem a cada 15 minutos.
Tramas são esquecidas, personagens entram e saem de cena sem nenhuma explicação, não é possível identificar um conflito central… É tudo tão desconjuntado que até entender o que aconteceu é difícil.
E a direção com certeza não ajuda, já que temos a influência desde o Neo Noir até Wong Kar Wai, mas da forma mais básica e esvaziada de significado possível. Além de ter uma das abordagens mais machistas desde anos 80 com todas as mulheres que entram em cena, chega a ser desconfortável ver seus momentos em tela.
Porém como todo amante de cinema sabe, é preciso conhecer coisas ruins para poder entender o porquê de o outro ser bom. E acho que esse filme é ideal para isso. Então recomendo para exercitar esse olhar, e passar a compreender o que funciona ou não em um longa, e avaliar como um desastre pode acontecer.




